Tuesday, May 15, 2007

O Fascínio

Assim como há meses atrás o cidadão ficou a conhecer todos os recantos do conclave e há dias ficou a conhecer todos os detalhes do pescoço do pantera negra, agora se familiarizou com os cenários da praia da Luz: a janela sobre o relvado no rés de chão do Ocean Club, as sebes podadas da casa de Murat, o restaurante ao fundo da rua. Discute com os amigos os protagonistas, conta a história de mais este teatro do absurdo do qual é espectador para não desempenhar ou reconhecer o seu papel de protagonista na peça da vidinha do T2 em Cruz de Pau, do Ibiza parado no Centro-Sul e da escola da prole, de cujo nome não se recorda ou não se esforça por decorar. O progressivamente esvaziado blitz mediático, à espera de um novo acontecimento que lhe suceda, faz a ponte para o irrelevante mas é a única peça em cena. E é mesmo ali, tão perto daquele T0 na Mexilhoeira alugado por uma semana em Julho...

E porque 1+1=2 é por isso todo um dever do cidadão a peregrinação à Praia da Luz, a contemplação vazia mas serena do local do presumível crime ocorrido há meses e que agora menos furor mediático despertará do que a reentrada futebolística. A peregrinação não é um acto de fé, mas de fascínio. É a Universal Studios dos pequeninos onde os olhos c(l)ínicos vão brincar ao CSI.

A avaliação dos factos - estava o restaurante a 30 metros do apartamento ou a 100? Via-se ou não a janela dali? - a percepção das personalidades - o que dizem as plantas da casa de Murat sobre a sua propensão ao crime? Eram os ingleses melhores pais por ter escolhido um rés-de-chão de onde as crianças não pudessem caír? Ou aquela casa estava mesmo a jeito para fazer alguém desaparecer uma miúda? Conjecturar é fácil e afirmar a conjectura um direito inalienável.

Com sorte ainda se verá um jornalista, um canito ou uma testemunha ocular. Seria o ponto alto de uma tarde bem passada, e agora alas a caminho da piscina que já se fez a digestão. De uma coisa estou certa, aquela rua este Verão vai ter comboio turístico.

E, já agora, o nome dela é Madeleine.

No comments: